TAREFAS
DA II SEMANA DE ARTES, CIÊNCIAS E CULTURA
TEMA
CENTRAL: “Ceará, este é o meu lugar”.
I
– Criação e apresentação de um Cordel, versando sobre o tema
“Ceará: a riqueza dos teus sertões confronta a dureza da
seca”.
A composição/apresentação deve ter duração mínima de 15
estrofes e máxima de 20 estrofes, com quatro a seis versos
por
estrofe, com capa do cordel feita a mão e ser impressa em folhetos
tamanho 1⁄4 de folha A4, com fonte 12 arial. A apresentação
poderá ser acompanhada por viola/violão em qualquer quantidade,
devendo todos os instrumentistas e entoadores serem alunos.
Não
serão aceitos playback’s e/ou outros áudios pré-gravados. O
número de vocalistas e de instrumentistas é livre, desde que
sejam
alunos da equipe. Os critérios a serem julgados serão: (I) Letra do
Cordel, (II) Afinidade com o tema proposto, (III) Riqueza
técnica,
(IV) Intérprete(s)/Instrumentistas e (V) Empatia com o público e
impacto da apresentação. Em caso de empate os critérios
de
desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 5o critério
(o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o
terceiro e
assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos
pontos será dividido entre as equipes empatadas.
Cada
um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério,
indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal
válido de 0,1 (zero, vírgula um). Deverá ser entregue com pelo
menos 48h de antecedência da prova quatro exemplares do cordel,
que
por sua vez será disponibilizada aos jurados da prova, assim como a
lista dos alunos participantes da prova com suas funções
especificadas.
O
local da apresentação será devidamente demarcado pela Comissão
Organizadora da II SACC, em um espaço máximo
de 12m2. A pontuação
disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1º)
100 pontos, 2º) 70 pontos, 3º) 40 pontos 4º) 30pontos
A(s)
equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40
pontos em sua pontuação geral. A ordem de
apresentação após
sorteio será: 1o) Equipe B (Amarela), 2o) Equipe A (Verde Limão),
3o) Equipe D (Preto) e 4o) Equipe C
(Laranja).
II
– Apresentação de Peça Teatral Cômica com o seguinte tema:
“Ceará, ô lugar bom”. Poderão participar em cada equipe o
máximo de vinte alunos, sendo que pelo menos, o grupo teatral,
deverá possuir três garotos e três garotas que devem
efetivamente
participar da peça teatral. O tempo máximo de apresentação deve
ser de até vinte minutos, podendo se dividir no
máximo em quatro
atos.
Somente
poderão movimentar o cenário, alunos participantes da peça, ou no
caso, de terceiros, a peça deve
obrigatoriamente estar parada no
momento da apresentação. Somente poderão movimentar o cenário, no
máximo quatro alunos
(terceiros) devidamente credenciados para este
fim pela Organização do Evento. Cada equipe terá o tempo de até
cinco minutos
para organizar o local da apresentação com o cenário
necessário, antes do início da apresentação.
Os
critérios a serem avaliados serão: I) Conjunto, Harmonia e
Sincronismo; II) Interpretação, Expressão Corporal e Facial;
III)
Fidelidade ao tema proposto; IV) Desenvoltura e Fidelidade aos
Personagens; V) Cenário e Figurino, VI) Nível de Comicidade
do
Espetáculo. Em caso de empate os critérios de desempate serão na
ordem colocada nesse inciso do 1o ao 6o critério (o primeiro
vale
mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim
sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos
pontos
será dividido entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados
avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas
de 6,0
(seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,1 (zero,
vírgula um).
Cada
equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de
antecedência o CD, O DVD ou o Pen Drive
(somente será aceito com
uma destas três mídias) com a trilha sonora que será utilizada por
ocasião da apresentação da
equipe (caso deseje utilizar deste
elemento artificial), além de uma sinopse breve de compreensão do
contexto da
apresentação com o máximo de 500 palavras, que será
lida pelo(a) Cerimonialista antes de iniciada a apresentação
teatral. Cada
equipe deverá entregar o nome dos participantes da
peça teatral no mesmo prazo acima colocado. Os professores
responsáveis
poderão ficar na mesa de som, auxiliando o técnico
responsável por essa função, indicado pela organização da II
SACC. Em caso
de descumprimento desse prazo por qualquer das
obrigações, a equipe infratora a esse disposto do regulamento, terá
descontado
05 (cinco) pontos da sua pontuação total final emitida
pelos jurados. A cada minuto ou fração de minuto de descumprimento
do
tempo de organização e/ou de apresentação, será punida na
forma de perda de 03 (três) pontos da sua pontuação total final
emitida pelos jurados.
A
pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o)100
pontos,
2o) 70 pontos,
3o) 40 pontos,
4o)30 pontos.
A(s)
equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40
pontos em sua pontuação geral. A ordem de
apresentação após
sorteio será: 1o) Equipe A (Verde Limão), 2o) Equipe D (Preto), 3o)
Equipe C (Laranja) e 1o) Equipe B
(Amarela).
III
– Apresentação de Dança com o seguinte tema: “Ceará: da
praia, passando pela serra e indo ao sertão, esta terra tem
muita
diversão”.
Poderão participar em cada equipe o máximo de vinte
alunos, sendo que pelo menos, o grupo de dança deverá
possuir três
garotos e três garotas que devem efetivamente participar do número
de dança. O tempo máximo de apresentação
deve ser de quinze
minutos.
Somente
poderão movimentar o cenário, no máximo quatro alunos devidamente
credenciados para este fim pela
Organização do Evento. Cada equipe
terá o tempo de até cinco minutos para organizar o local da
apresentação com o cenário
necessário, antes do início da
apresentação.
Os
critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao Tema Proposto;
II) Elementos do movimento: partes do corpo,
dinâmica, uso do
espaço e das ações; III) Repertório, improvisação e composição
coreográfica; IV) Desenvoltura de palco: música,
movimentos e
espaço cênico; V) Habilidades corporais e técnica; VI) Entusiasmo
e Simpatia; VII) Ritmo Dançante. Em caso de
empate, os critérios
de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 7o
critério (o primeiro vale mais que segundo, o
segundo mais que o
terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da
soma dos pontos será dividido entre as
equipes empatadas. Cada um
dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando
notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com
intervalo decimal válido de
0,1 (zero, vírgula um).
Cada
equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de
antecedência o CD, o DVD ou o Pen Drive
(somente será aceito com
uma destas três mídias) com a trilha musical/sonora que será
utilizada por ocasião da apresentação
da equipe, além de uma
sinopse breve de compreensão do contexto da apresentação com o
máximo de 500 palavras, que será
lida pelo(a) Cerimonialista antes
de iniciado o número de dança. Cada equipe deverá entregar o nome
dos participantes do número
musical, no mesmo prazo acima colocado.
Os professores responsáveis poderão ficar na mesa de som,
auxiliando o técnico
responsável por essa função, indicado pela
organização da II SACC. Em caso de descumprimento desse prazo por
qualquer das
obrigações, a equipe infratora a esse disposto do
regulamento, terá descontado 05 (cinco) pontos da sua pontuação
total final
emitida pelos jurados. A cada minuto ou fração de
minuto de descumprimento do tempo de organização e/ou de
apresentação,
será punida na forma de perda de 03 (três) pontos
da sua pontuação total final emitida pelos jurados.
A
pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o)
120 pontos,
2o) 70 pontos,
3o) 40 pontos,
4o) 30 pontos.
A(s)
equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40
pontos em sua pontuação geral. A ordem de
apresentação após
sorteio será: 1o) Equipe D (Preto), 2o) Equipe C (Laranja), 3o)
Equipe B (Amarela) e 4o) Equipe A (Verde
Limão).
IV
– Cumprimento da tarefa de melhoria ambiental da escola. Cada
equipe deverá – em locais pré-determinados sorteados
previamente
– plantar 6m2 (seis metros quadrados) de grama do tipo esmeralda,
além de montar com brita do tipo zero ou
cascalho branco, pintada
de branco uma das letras da sigla da escola (CESJ) – de acordo com
sorteio realizado previamente
(após sorteio ficou definido que a
letra “C” ficou com a Equipe D/Preta, a letra “E” ficou com a
Equipe A/Verde Limão, a
letra “S” ficou com a Equipe B/Amarela
e a letra “J” ficou com a Equipe C/Laranja) e com a armação
previamente
disponibilizada pela Comissão Central Organizadora da
II SACC. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 100
pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um
desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. A análise do
cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da II SACC em data a
ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da
Programação
Oficial.
V
– Cumprimento da tarefa de criação de painéis decorativos por
meio de grafite urbana e/ou pintura artística. Cada equipe deverá
– em locais pré-determinados sorteados previamente – montar um
painel totalmente pintado com metragem aproximada entre
cinco e seis
metros quadrados. As pinturas não podem fazer menção a pensamentos
anti-sociais, contra a paz e de posturas
socialmente/educativamente
reprováveis. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão
100 pontos. A(s) equipe(s) que
não cumpri(em) essa prova terá(ão)
um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. A análise do
cumprimento dessa tarefa
ocorrerá por ocasião da II SACC em data a
ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação
Oficial. Após
sorteio o Local 1 ficou com a Equipe C/Laranja, o
Local 2 ficou com a Equipe A/Verde Limão, o Local 3 ficou com a
Equipe
D/Preta e o Local 4 ficou com a Equipe B/Amarela.
VI
– Prova do Soletrando. Serão utilizadas concomitantemente as novas
e antigas regras ortográficas, sendo válidas ambas. Cada
equipe
deverá por meio de seleções em cada sala de aula escolher doze
alunos, sendo obrigatoriamente pelo menos dois de cada
sala de aula,
sendo obrigatório um por sexo, contabilizando ao final seis garotos
e seis garotas por equipe. Cada equipe
responderá ao máximo de 36
(trinta e seis) palavras/vocábulos. O tempo de início da resposta
do aluno para cada palavra será de
no máximo 20 (vinte) segundos,
após duas repetições da palavra por parte do(a) cerimonialista. A
cada erro o aluno é eliminado. A
prova se conclui ao final das 36
(trinta e seis) palavras de cada equipe, ou quando somente restar(em)
aluno(s) de uma única
equipe. Será disponibilizado o significado
das palavras e aplicação em uma frase, para a consulta dos alunos,
que assim
requererem. Não será permitido acesso a nenhuma pessoa
adentrar no recinto após o início da tarefa. Em caso da detecção
de
barulho, o importunador será retirado do local da prova, ou
todos serão retirados com exceção dos competidores e um
representante da equipe, se não se puder descobrir quem produziu o
barulho. Em caso que mais de uma equipe finalize a prova, o
desempate se dará em função da maior quantidade de participantes
que finalize a prova, assim como quando todas as equipes
errarem com
todos os seus componentes, sempre levando em consideração para o
desempate a quantidade de alunos
participantes nas rodadas
imediatamente anteriores ao erro. Persistindo o empate o resultado da
soma dos pontos será dividido
entre as equipes empatadas. A ordem
de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe C (Laranja), 2o)
Equipe B (Amarela), 3o)
Equipe A (Verde Limão) e 4o) Equipe D
(Preto).
A
pontuação será a seguinte:
1º)
80 pontos, 2º) 50 pontos, 3º) 30 pontos, 4º) 20 pontos
VII
– Prova do Calculando. A prova usará a mesma lógica do
Soletrando. Cada equipe deverá por meio de seleções em cada sala
de aula escolher doze alunos, sendo obrigatoriamente pelo menos dois
de cada sala de aula, sendo obrigatório um por sexo,
contabilizando
ao final seis garotos e seis garotas por equipe. Cada equipe
responderá ao máximo de 36 (trinta e seis)
questionamentos. O
tempo de resposta do aluno para cada questionamento será de no
máximo 25 (vinte e cinco) segundos. A
cada erro o aluno é
eliminado. A prova se conclui ao final dos 36 (trinta e seis)
questionamentos de cada equipe, ou quando
somente restar aluno(s) de
uma única equipe. Somente serão cobrados na prova os conteúdos
aritméticos (adição, subtração,
multiplicação, divisão),
percentagem, raiz quadrada, potenciação, expressões dos conteúdos
anteriores. Não será permitido acesso
a nenhuma pessoa adentrar no
recinto após o início da tarefa. Em caso da detecção de barulho,
o importunador será retirado do
local da prova, ou todos serão
retirados com exceção dos competidores e um representante da
equipe, se não se puder como
descobrir quem produziu o barulho. Em
caso que mais de uma equipe finalize a prova, o desempate se dará em
função da maior
quantidade de participantes que finalize a mesma,
assim como quando todas as equipes errarem com todos os seus
componentes,
sempre levando em consideração para o desempate a
quantidade de alunos participantes nas rodadas imediatamente
anteriores
ao erro. Persistindo o empate o resultado da soma dos
pontos será dividido entre as equipes empatadas. 1o) Equipe B
(Amarela),
2o) Equipe A (Verde Limão), 3o) Equipe D (Preto) e 4o)
Equipe C (Laranja).
A
pontuação será a seguinte:
1o)
80 pontos,
2o) 50 pontos,
3o) 30 pontos,
4o) 20 pontos.
VIII
e IX – Concurso Garota e Garoto Colégio Estadual São José 2015.
Cada equipe selecionará dois Garotos e duas Garotas que
desfilarão.
Cada participante terá duas entradas (com tempo máximo de 01 minuto
cada), sendo uma com o fardamento completo
da escola (calça
comprida tipo jeans, blusa da farda e tênis) e a outra com roupa
tipo esporte fino. Todos os tipos de acessórios
serão aceitos. Os
critérios a serem julgados serão: I) Simpatia, II) Desenvoltura no
Desfile, III) Beleza, IV) Harmonia com o Público
e V) Indumentária.
Em caso de empate, os critérios de desempate serão na ordem
colocada nesse inciso do 1o ao 5o critério (o
primeiro vale mais
que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente).
Persistindo o empate o resultado da
soma dos pontos será dividido
entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada
equipe e cada critério,
indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez),
com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).
A
pontuação será a seguinte (apenas os quatro primeiros colocados de
cada concurso pontuam para suas equipes):
1o)
80 pontos,
2o) 50 pontos,
3o) 30 pontos, 4o) 20 pontos
Essa
pontuação será para cada um dos dois concursos. Poderá uma mesma
equipe receber mais de uma pontuação por
concurso. A(s) música(s)
de fundo será(ão) definida(s) por cada equipe, que será(ão)
responsável(is) pela mídia de tal(is)
música(s). Os vencedores do
referido concurso representarão a escola em eventuais eventos
externos. A ordem de apresentação
após sorteio será: 1o) Equipe
A (Verde Limão), 2o) Equipe D (Preto), 3o) Equipe C (Laranja) e 1o)
Equipe B (Amarela).
X
– Venda de Cartelas do Bingo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos
reais). Cada cartela custará R$ 2,50 (dois reais e cinquenta
centavos). Será considerada tarefa cumprida para quem vender o
mínimo de 600 (seiscentas) cartelas. Vale 150 pontos. O que
exceder
de 600 cartelas será bonificado de modo extra, seguindo o descrito
adiante: a) de 601 a 700 cartelas (+ 15 pontos), b) de
701 a 800
cartelas (+ 30 pontos), c) de 801 a 900 cartelas (+ 60 pontos), d) de
901 a 1000 cartelas (+ 100 pontos), e) de 1001 a
1200 cartelas (+
140 pontos), f) Mais de 1200 cartelas (+ 200 pontos). Cada
bonificação expressa anteriormente somente poderá
ser ganha uma
vez por cada equipe (não se pode acumular essa bonificação extra).
Além dessa primeira bonificação, a equipe que
vender o maior
número de cartelas, desde que seja mais de 1200 cartelas, ganhará
de bonificação mais 100 (cem) pontos.
XI
– Montagem de uma Exposição de Telas, com exatas 10 (dez) telas,
onde se buscará retratar paisagens cearenses natura
is
ou criadas
artificialmente pelo homem sob o ponto de vista dos alunos de cada
equipe. As telas devem retratar paisagens de
10 (dez) distintos
municípios cearenses, sob pena de desclassificação da equipe da
prova, sendo considerada como prova não
cumprida. Cada Exposição
buscará compor o cenário originário e atual do estado cearense,
primando pela harmonia das
formas e pela homogeneidade das obras
expostas. Cada equipe contará com um espaço de 48m2 (uma sala de
aula) para
montar esta exposição. A visita dos jurados deverá ser
guiada (unicamente por aluno[s]), com tempo máximo de duração de
10
(dez) minutos. A Exposição deverá ser disponibilizada para
visitas no decorrer de pelo menos 06 (seis) horas úteis de um dos
dias
da II SACC (08:30 às 10:30h, 14:30 às 16:30h e 18:30 às
20:30h). Os critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao
Tema
Proposto; II) Riqueza do Acervo; III) Decoração; IV) Detalhes
e Perfeição; V) Riqueza da Visita Guiada; VI) Impacto Emocional.
Em
caso de empate os critérios de desempate serão na ordem
colocada nesse inciso do 1o ao 6o critério (o primeiro vale mais
que
segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente).
Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será
dividido
entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada
equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis)
a 10,0 (dez),
com intervalo decimal válido de 0,1 (zero, vírgula um).
Cada
equipe deverá entregar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de
antecedência uma sinopse breve de
compreensão do contexto do
acervo da Exposição, com o máximo de 500 palavras, que será
disponibilizada aos jurados desta
tarefa.
A
pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o)
100 pontos,
2o) 70 pontos,
3o) 50 pontos,
4o) 30 pontos.
A(s)
equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50
pontos em sua pontuação geral. As salas
foram definidas após
sorteio: Sala 03 – Equipe C (Laranja), Sala 04 – Equipe A (Verde
Limão), Sala 05 – Equipe D (Preta) e
Sala 06 – Equipe B
(Amarela).
XII
– Tarefa do Show de Perguntas e Respostas. Esta tarefa ocorrerá no
decorrer dos três dias da II SACC, havendo distribuição
de
pontuação a cada dia. Todos os questionamentos serão de natureza
geral e de atualidades econômicas, sociais, culturais,
políticas e
esportivas. Cada equipe deverá selecionar previamente o total de
cinco alunos (sendo obrigatório pelo menos um aluno
de cada sala de
aula de cada equipe da gincana), independentemente do sexo, que
representarão a sua equipe, onde cada
participante terá que
responder a um total de quatro perguntas, sendo que cada resposta
certa renderá para a sua equipe um total
de 05 (cinco) pontos. Não
haverá desconto das perguntas não respondidas ou respondidas
erroneamente. O tempo de início da
resposta do aluno para cada
questionamento será de no máximo 20 (vinte) segundos, após o
máximo de duas repetições da
pergunta por parte do(a)
cerimonialista da prova. A cada dia todos os alunos deverão ser
modificados.
XIII
– Tarefa do Rendimento no Interclasses. A equipe que obtiver o
melhor rendimento nos jogos interclasses receberá uma
pontuação
na II SACC de 150 pontos. A segunda melhor equipe receberá 100
pontos, ao passo que a terceira melhor equipe
receberá 80 pontos,
recebendo a quarta melhor equipe 60 pontos. O Regulamento Geral do
Interclasses 2015 trará as
modalidades em disputa e o critério de
pontuação para ranqueamento das equipes ao final do evento.
Ressalte-se que somente
serão contabilizadas a participação e os
resultados de equipes “puras” de uma determinada sala ou equipe
(se somente houver a
participação de alunos de uma mesma equipe da
gincana em determinada equipe do interclasses) e quando houver
efetiva
competição entre equipes esportivas de pelo menos duas
equipes distintas da II SACC, utilizando-se a mesma lógica para as
modalidades individuais. Se houver participação de alunos-atletas
de equipes distintas ou ausência de competição entre pelo
menos
duas equipes distintas, esta participação não será pontuada, com
mesma lógica sendo seguida para as competições
individuais.
XIV
– Tarefa da Torcida mais organizada e animada. A cada dia, por
observação de cinco jurados, os mesmos darão notas às
torcidas
de cada equipe após conclamação das mesmas pelos cerimonialistas.
As notas não poderão ser fracionadas e deverão
ser de 6,0 a 10,0.
A soma das notas dos três dias trará o resultado desta tarefa,
sendo que a equipe que tiver a torcida mais
animada e organizada
ganhará 100 pontos, não sendo pontuadas as demais torcidas. Em caso
de empate os pontos da prova
serão divididos, de modo igualitário,
entre as equipes empatadas.
XV
a XXVI – As doze últimas tarefas serão do tipo surpresa e somente
uma equipe competidora ganhará a pontuação atinente a
cada uma
delas. As tarefas valerão 40 pontos cada. No prazo mínimo de duas
horas antes da realização da tarefa as equipes
serão comunicadas
de detalhes mínimos de cada tarefa para que possam tentar se
organizar, sendo que os detalhes plenos da
tarefa somente serão
explicados no momento de realização das mesmas.
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