II SEMANA DE ARTES, CIÊNCIAS E CULTURA



TAREFAS DA II SEMANA DE ARTES, CIÊNCIAS E CULTURA

TEMA CENTRAL: “Ceará, este é o meu lugar”.

I – Criação e apresentação de um Cordel, versando sobre o tema “Ceará: a riqueza dos teus sertões confronta a dureza da seca”. A composição/apresentação deve ter duração mínima de 15 estrofes e máxima de 20 estrofes, com quatro a seis versos por estrofe, com capa do cordel feita a mão e ser impressa em folhetos tamanho 1⁄4 de folha A4, com fonte 12 arial. A apresentação poderá ser acompanhada por viola/violão em qualquer quantidade, devendo todos os instrumentistas e entoadores serem alunos.
Não serão aceitos playback’s e/ou outros áudios pré-gravados. O número de vocalistas e de instrumentistas é livre, desde que sejam alunos da equipe. Os critérios a serem julgados serão: (I) Letra do Cordel, (II) Afinidade com o tema proposto, (III) Riqueza técnica, (IV) Intérprete(s)/Instrumentistas e (V) Empatia com o público e impacto da apresentação. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 5o critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas.
Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,1 (zero, vírgula um). Deverá ser entregue com pelo menos 48h de antecedência da prova quatro exemplares do cordel, que por sua vez será disponibilizada aos jurados da prova, assim como a lista dos alunos participantes da prova com suas funções especificadas.
O local da apresentação será devidamente demarcado pela Comissão Organizadora da II SACC, em um espaço máximo de 12m2. A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1º) 100 pontos, 2º) 70 pontos, 3º) 40 pontos 4º) 30pontos
A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40 pontos em sua pontuação geral. A ordem de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe B (Amarela), 2o) Equipe A (Verde Limão), 3o) Equipe D (Preto) e 4o) Equipe C (Laranja).

II – Apresentação de Peça Teatral Cômica com o seguinte tema: “Ceará, ô lugar bom”. Poderão participar em cada equipe o máximo de vinte alunos, sendo que pelo menos, o grupo teatral, deverá possuir três garotos e três garotas que devem efetivamente participar da peça teatral. O tempo máximo de apresentação deve ser de até vinte minutos, podendo se dividir no máximo em quatro atos.
Somente poderão movimentar o cenário, alunos participantes da peça, ou no caso, de terceiros, a peça deve obrigatoriamente estar parada no momento da apresentação. Somente poderão movimentar o cenário, no máximo quatro alunos (terceiros) devidamente credenciados para este fim pela Organização do Evento. Cada equipe terá o tempo de até cinco minutos para organizar o local da apresentação com o cenário necessário, antes do início da apresentação.
Os critérios a serem avaliados serão: I) Conjunto, Harmonia e Sincronismo; II) Interpretação, Expressão Corporal e Facial; III) Fidelidade ao tema proposto; IV) Desenvoltura e Fidelidade aos Personagens; V) Cenário e Figurino, VI) Nível de Comicidade do Espetáculo. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 6o critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,1 (zero, vírgula um).
Cada equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência o CD, O DVD ou o Pen Drive (somente será aceito com uma destas três mídias) com a trilha sonora que será utilizada por ocasião da apresentação da equipe (caso deseje utilizar deste elemento artificial), além de uma sinopse breve de compreensão do contexto da apresentação com o máximo de 500 palavras, que será lida pelo(a) Cerimonialista antes de iniciada a apresentação teatral. Cada equipe deverá entregar o nome dos participantes da peça teatral no mesmo prazo acima colocado. Os professores responsáveis poderão ficar na mesa de som, auxiliando o técnico responsável por essa função, indicado pela organização da II SACC. Em caso de descumprimento desse prazo por qualquer das obrigações, a equipe infratora a esse disposto do regulamento, terá descontado 05 (cinco) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados. A cada minuto ou fração de minuto de descumprimento do tempo de organização e/ou de apresentação, será punida na forma de perda de 03 (três) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados.
A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o)100 pontos, 2o) 70 pontos, 3o) 40 pontos, 4o)30 pontos.
A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40 pontos em sua pontuação geral. A ordem de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe A (Verde Limão), 2o) Equipe D (Preto), 3o) Equipe C (Laranja) e 1o) Equipe B (Amarela).

III – Apresentação de Dança com o seguinte tema: “Ceará: da praia, passando pela serra e indo ao sertão, esta terra tem muita diversão”. Poderão participar em cada equipe o máximo de vinte alunos, sendo que pelo menos, o grupo de dança deverá possuir três garotos e três garotas que devem efetivamente participar do número de dança. O tempo máximo de apresentação deve ser de quinze minutos.
Somente poderão movimentar o cenário, no máximo quatro alunos devidamente credenciados para este fim pela Organização do Evento. Cada equipe terá o tempo de até cinco minutos para organizar o local da apresentação com o cenário necessário, antes do início da apresentação.
Os critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao Tema Proposto; II) Elementos do movimento: partes do corpo, dinâmica, uso do espaço e das ações; III) Repertório, improvisação e composição coreográfica; IV) Desenvoltura de palco: música, movimentos e espaço cênico; V) Habilidades corporais e técnica; VI) Entusiasmo e Simpatia; VII) Ritmo Dançante. Em caso de empate, os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 7o critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,1 (zero, vírgula um).
Cada equipe deverá repassar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência o CD, o DVD ou o Pen Drive (somente será aceito com uma destas três mídias) com a trilha musical/sonora que será utilizada por ocasião da apresentação da equipe, além de uma sinopse breve de compreensão do contexto da apresentação com o máximo de 500 palavras, que será lida pelo(a) Cerimonialista antes de iniciado o número de dança. Cada equipe deverá entregar o nome dos participantes do número musical, no mesmo prazo acima colocado. Os professores responsáveis poderão ficar na mesa de som, auxiliando o técnico responsável por essa função, indicado pela organização da II SACC. Em caso de descumprimento desse prazo por qualquer das obrigações, a equipe infratora a esse disposto do regulamento, terá descontado 05 (cinco) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados. A cada minuto ou fração de minuto de descumprimento do tempo de organização e/ou de apresentação, será punida na forma de perda de 03 (três) pontos da sua pontuação total final emitida pelos jurados.
A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o) 120 pontos, 2o) 70 pontos, 3o) 40 pontos, 4o) 30 pontos.
A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 40 pontos em sua pontuação geral. A ordem de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe D (Preto), 2o) Equipe C (Laranja), 3o) Equipe B (Amarela) e 4o) Equipe A (Verde Limão).

IV – Cumprimento da tarefa de melhoria ambiental da escola. Cada equipe deverá – em locais pré-determinados sorteados previamente – plantar 6m2 (seis metros quadrados) de grama do tipo esmeralda, além de montar com brita do tipo zero ou cascalho branco, pintada de branco uma das letras da sigla da escola (CESJ) – de acordo com sorteio realizado previamente (após sorteio ficou definido que a letra “C” ficou com a Equipe D/Preta, a letra “E” ficou com a Equipe A/Verde Limão, a letra “S” ficou com a Equipe B/Amarela e a letra “J” ficou com a Equipe C/Laranja) e com a armação previamente disponibilizada pela Comissão Central Organizadora da II SACC. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 100 pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. A análise do cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da II SACC em data a ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação Oficial.

V – Cumprimento da tarefa de criação de painéis decorativos por meio de grafite urbana e/ou pintura artística. Cada equipe deverá – em locais pré-determinados sorteados previamente – montar um painel totalmente pintado com metragem aproximada entre cinco e seis metros quadrados. As pinturas não podem fazer menção a pensamentos anti-sociais, contra a paz e de posturas socialmente/educativamente reprováveis. Todas as equipes que cumprirem essa tarefa receberão 100 pontos. A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. A análise do cumprimento dessa tarefa ocorrerá por ocasião da II SACC em data a ser comunicada pela Organização do Evento, por meio da Programação Oficial. Após sorteio o Local 1 ficou com a Equipe C/Laranja, o Local 2 ficou com a Equipe A/Verde Limão, o Local 3 ficou com a Equipe D/Preta e o Local 4 ficou com a Equipe B/Amarela.

VI – Prova do Soletrando. Serão utilizadas concomitantemente as novas e antigas regras ortográficas, sendo válidas ambas. Cada equipe deverá por meio de seleções em cada sala de aula escolher doze alunos, sendo obrigatoriamente pelo menos dois de cada sala de aula, sendo obrigatório um por sexo, contabilizando ao final seis garotos e seis garotas por equipe. Cada equipe responderá ao máximo de 36 (trinta e seis) palavras/vocábulos. O tempo de início da resposta do aluno para cada palavra será de no máximo 20 (vinte) segundos, após duas repetições da palavra por parte do(a) cerimonialista. A cada erro o aluno é eliminado. A prova se conclui ao final das 36 (trinta e seis) palavras de cada equipe, ou quando somente restar(em) aluno(s) de uma única equipe. Será disponibilizado o significado das palavras e aplicação em uma frase, para a consulta dos alunos, que assim requererem. Não será permitido acesso a nenhuma pessoa adentrar no recinto após o início da tarefa. Em caso da detecção de barulho, o importunador será retirado do local da prova, ou todos serão retirados com exceção dos competidores e um representante da equipe, se não se puder descobrir quem produziu o barulho. Em caso que mais de uma equipe finalize a prova, o desempate se dará em função da maior quantidade de participantes que finalize a prova, assim como quando todas as equipes errarem com todos os seus componentes, sempre levando em consideração para o desempate a quantidade de alunos participantes nas rodadas imediatamente anteriores ao erro. Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. A ordem de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe C (Laranja), 2o) Equipe B (Amarela), 3o) Equipe A (Verde Limão) e 4o) Equipe D (Preto).
A pontuação será a seguinte:
1º) 80 pontos, 2º) 50 pontos, 3º) 30 pontos, 4º) 20 pontos

VII – Prova do Calculando. A prova usará a mesma lógica do Soletrando. Cada equipe deverá por meio de seleções em cada sala de aula escolher doze alunos, sendo obrigatoriamente pelo menos dois de cada sala de aula, sendo obrigatório um por sexo, contabilizando ao final seis garotos e seis garotas por equipe. Cada equipe responderá ao máximo de 36 (trinta e seis) questionamentos. O tempo de resposta do aluno para cada questionamento será de no máximo 25 (vinte e cinco) segundos. A cada erro o aluno é eliminado. A prova se conclui ao final dos 36 (trinta e seis) questionamentos de cada equipe, ou quando somente restar aluno(s) de uma única equipe. Somente serão cobrados na prova os conteúdos aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão), percentagem, raiz quadrada, potenciação, expressões dos conteúdos anteriores. Não será permitido acesso a nenhuma pessoa adentrar no recinto após o início da tarefa. Em caso da detecção de barulho, o importunador será retirado do local da prova, ou todos serão retirados com exceção dos competidores e um representante da equipe, se não se puder como descobrir quem produziu o barulho. Em caso que mais de uma equipe finalize a prova, o desempate se dará em função da maior quantidade de participantes que finalize a mesma, assim como quando todas as equipes errarem com todos os seus componentes, sempre levando em consideração para o desempate a quantidade de alunos participantes nas rodadas imediatamente anteriores ao erro. Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. 1o) Equipe B (Amarela), 2o) Equipe A (Verde Limão), 3o) Equipe D (Preto) e 4o) Equipe C (Laranja).
A pontuação será a seguinte:
1o) 80 pontos, 2o) 50 pontos, 3o) 30 pontos, 4o) 20 pontos.

VIII e IX – Concurso Garota e Garoto Colégio Estadual São José 2015. Cada equipe selecionará dois Garotos e duas Garotas que desfilarão. Cada participante terá duas entradas (com tempo máximo de 01 minuto cada), sendo uma com o fardamento completo da escola (calça comprida tipo jeans, blusa da farda e tênis) e a outra com roupa tipo esporte fino. Todos os tipos de acessórios serão aceitos. Os critérios a serem julgados serão: I) Simpatia, II) Desenvoltura no Desfile, III) Beleza, IV) Harmonia com o Público e V) Indumentária. Em caso de empate, os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 5o critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,2 (zero, vírgula dois).
A pontuação será a seguinte (apenas os quatro primeiros colocados de cada concurso pontuam para suas equipes):
1o) 80 pontos, 2o) 50 pontos, 3o) 30 pontos, 4o) 20 pontos
Essa pontuação será para cada um dos dois concursos. Poderá uma mesma equipe receber mais de uma pontuação por concurso. A(s) música(s) de fundo será(ão) definida(s) por cada equipe, que será(ão) responsável(is) pela mídia de tal(is) música(s). Os vencedores do referido concurso representarão a escola em eventuais eventos externos. A ordem de apresentação após sorteio será: 1o) Equipe A (Verde Limão), 2o) Equipe D (Preto), 3o) Equipe C (Laranja) e 1o) Equipe B (Amarela).


X – Venda de Cartelas do Bingo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Cada cartela custará R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos). Será considerada tarefa cumprida para quem vender o mínimo de 600 (seiscentas) cartelas. Vale 150 pontos. O que exceder de 600 cartelas será bonificado de modo extra, seguindo o descrito adiante: a) de 601 a 700 cartelas (+ 15 pontos), b) de 701 a 800 cartelas (+ 30 pontos), c) de 801 a 900 cartelas (+ 60 pontos), d) de 901 a 1000 cartelas (+ 100 pontos), e) de 1001 a 1200 cartelas (+ 140 pontos), f) Mais de 1200 cartelas (+ 200 pontos). Cada bonificação expressa anteriormente somente poderá ser ganha uma vez por cada equipe (não se pode acumular essa bonificação extra). Além dessa primeira bonificação, a equipe que vender o maior número de cartelas, desde que seja mais de 1200 cartelas, ganhará de bonificação mais 100 (cem) pontos.

XI – Montagem de uma Exposição de Telas, com exatas 10 (dez) telas, onde se buscará retratar paisagens cearenses natura is ou criadas artificialmente pelo homem sob o ponto de vista dos alunos de cada equipe. As telas devem retratar paisagens de 10 (dez) distintos municípios cearenses, sob pena de desclassificação da equipe da prova, sendo considerada como prova não cumprida. Cada Exposição buscará compor o cenário originário e atual do estado cearense, primando pela harmonia das formas e pela homogeneidade das obras expostas. Cada equipe contará com um espaço de 48m2 (uma sala de aula) para montar esta exposição. A visita dos jurados deverá ser guiada (unicamente por aluno[s]), com tempo máximo de duração de 10 (dez) minutos. A Exposição deverá ser disponibilizada para visitas no decorrer de pelo menos 06 (seis) horas úteis de um dos dias da II SACC (08:30 às 10:30h, 14:30 às 16:30h e 18:30 às 20:30h). Os critérios a serem avaliados serão: I) Fidelidade ao Tema Proposto; II) Riqueza do Acervo; III) Decoração; IV) Detalhes e Perfeição; V) Riqueza da Visita Guiada; VI) Impacto Emocional. Em caso de empate os critérios de desempate serão na ordem colocada nesse inciso do 1o ao 6o critério (o primeiro vale mais que segundo, o segundo mais que o terceiro e assim sucessivamente). Persistindo o empate o resultado da soma dos pontos será dividido entre as equipes empatadas. Cada um dos três jurados avaliará cada equipe e cada critério, indicando notas de 6,0 (seis) a 10,0 (dez), com intervalo decimal válido de 0,1 (zero, vírgula um).
Cada equipe deverá entregar com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedência uma sinopse breve de compreensão do contexto do acervo da Exposição, com o máximo de 500 palavras, que será disponibilizada aos jurados desta tarefa.
A pontuação disponibilizada para essa prova será a seguinte:
1o) 100 pontos, 2o) 70 pontos, 3o) 50 pontos, 4o) 30 pontos.
A(s) equipe(s) que não cumpri(em) essa prova terá(ão) um desconto de 50 pontos em sua pontuação geral. As salas foram definidas após sorteio: Sala 03 – Equipe C (Laranja), Sala 04 – Equipe A (Verde Limão), Sala 05 – Equipe D (Preta) e Sala 06 – Equipe B (Amarela).

XII – Tarefa do Show de Perguntas e Respostas. Esta tarefa ocorrerá no decorrer dos três dias da II SACC, havendo distribuição de pontuação a cada dia. Todos os questionamentos serão de natureza geral e de atualidades econômicas, sociais, culturais, políticas e esportivas. Cada equipe deverá selecionar previamente o total de cinco alunos (sendo obrigatório pelo menos um aluno de cada sala de aula de cada equipe da gincana), independentemente do sexo, que representarão a sua equipe, onde cada participante terá que responder a um total de quatro perguntas, sendo que cada resposta certa renderá para a sua equipe um total de 05 (cinco) pontos. Não haverá desconto das perguntas não respondidas ou respondidas erroneamente. O tempo de início da resposta do aluno para cada questionamento será de no máximo 20 (vinte) segundos, após o máximo de duas repetições da pergunta por parte do(a) cerimonialista da prova. A cada dia todos os alunos deverão ser modificados.

XIII – Tarefa do Rendimento no Interclasses. A equipe que obtiver o melhor rendimento nos jogos interclasses receberá uma pontuação na II SACC de 150 pontos. A segunda melhor equipe receberá 100 pontos, ao passo que a terceira melhor equipe receberá 80 pontos, recebendo a quarta melhor equipe 60 pontos. O Regulamento Geral do Interclasses 2015 trará as modalidades em disputa e o critério de pontuação para ranqueamento das equipes ao final do evento. Ressalte-se que somente serão contabilizadas a participação e os resultados de equipes “puras” de uma determinada sala ou equipe (se somente houver a participação de alunos de uma mesma equipe da gincana em determinada equipe do interclasses) e quando houver efetiva competição entre equipes esportivas de pelo menos duas equipes distintas da II SACC, utilizando-se a mesma lógica para as modalidades individuais. Se houver participação de alunos-atletas de equipes distintas ou ausência de competição entre pelo menos duas equipes distintas, esta participação não será pontuada, com mesma lógica sendo seguida para as competições individuais.

XIV – Tarefa da Torcida mais organizada e animada. A cada dia, por observação de cinco jurados, os mesmos darão notas às torcidas de cada equipe após conclamação das mesmas pelos cerimonialistas. As notas não poderão ser fracionadas e deverão ser de 6,0 a 10,0. A soma das notas dos três dias trará o resultado desta tarefa, sendo que a equipe que tiver a torcida mais animada e organizada ganhará 100 pontos, não sendo pontuadas as demais torcidas. Em caso de empate os pontos da prova serão divididos, de modo igualitário, entre as equipes empatadas.

XV a XXVI – As doze últimas tarefas serão do tipo surpresa e somente uma equipe competidora ganhará a pontuação atinente a cada uma delas. As tarefas valerão 40 pontos cada. No prazo mínimo de duas horas antes da realização da tarefa as equipes serão comunicadas de detalhes mínimos de cada tarefa para que possam tentar se organizar, sendo que os detalhes plenos da tarefa somente serão explicados no momento de realização das mesmas.

Nenhum comentário: